domingo, 2 de outubro de 2016

        Exercício 1 - Tecnologia educacional

            CmapTool - software de edição de mapa conceitual.


            Usar mapas conceituais na educação configura uma estratégia de ensino e aprendizagem que não se limita a transmissão de informação, mas uma atividade que faz com que o sujeito pensante estabeleça relações entre os conceitos que possam estar interligados.
               Um mapa conceitual poder ser produzido em qualquer uma das fases da produção de conhecimento, na elucidação do conhecimento prévio do sujeito sobre um assunto, na elaboração de conceitos a partir das leituras realizadas e na avaliação formativa e emancipatória.

Os mapas conceituais, assim sendo, favorecem a consecução de uma avaliação formativa, até porque eles permitem ao professor a compreensão da situação do aluno, ao propiciar a identificação e a análise dos erros, juntamente com a promoção de diagnóstico mais apurado do funcionamento cognitivo envolvido. Em decorrência, podem fornecer indicadores mais precisos para a recomposição do trabalho didático, para a regulação do ensino, visando a possibilitar maior aprendizagem (SOUZA, 2006).


        Os mapas conceituais na educação sustentam-se na teoria da aprendizagem significativa (AUSUBEL e NOVAK 1980). 

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